6 dicas para adaptar uma casa para idosos e evitar acidentes

6 dicas para adaptar uma casa para idosos e evitar acidentes

A terceira idade representa 15,9% da população de São Paulo atualmente, segundo o IBGE. Este número crescente chama atenção para a necessidade de adaptação das moradias para pessoas idosas, gerando mais qualidade de vida e conforto. Assunto pouco discutido e de grande importância, uma vez que é possível prevenir diversos acidentes no dia a dia prestando atenção em alguns detalhes básicos como piso, iluminação e tamanho das portas. Você sabe quais características procurar em uma casa para facilitar a vida destas pessoas na hora de vender ou comprar um imóvel? Preparamos algumas dicas para você melhorar ao máximo a experiência de quem vai ocupar o novo espaço. Confira:

 

1 - Cuidados com o piso

Sem as devidas adaptações um idoso pode sofrer quedas desnecessárias e acabar se machucando. Nesta idade os ossos costumam ser mais frágeis, e todo cuidado que possa ser tomado é muito importante para uma vida mais tranquila. Procurar um local que possua pisos antiderrapantes ou instalá-los já é meio caminho andado.

Evite tapetes e preste atenção em outras irregularidades no piso. Pequenos degraus entre os ambientes também podem gerar quedas. O ideal é ter um ambiente nivelado e de fácil acesso, onde o idoso possa se locomover tranquilamente sem o risco de tropeçar ou escorregar.

 

2  - Pense em acessibilidade

Uma casa ou apartamento de um único andar é a melhor opção para pessoas idosas que tenham problemas de locomoção. Tente ao máximo evitar escadas, e caso seja realmente impossível evitá-las se assegure de que a mesma possui corrimão. Pequenos degraus também podem ser substituídos por rampas para facilitar o acesso e evitar acidentes. Se o novo morador for cadeirante, é extremamente importante que o ambiente possua portas mais largas do que o comum para garantir que a cadeira passe tranquilamente por todas as portas.

 

3 – Ambientes bem iluminados geram maior conforto

Um ambiente bem iluminado é essencial se o novo morador tiver algum problema de visão. Janelas amplas com cortinas brancas podem ajudar a resolver o problema durante o dia, mas pensando na qualidade de vida durante a noite, pode ser necessário instalar luminárias extras nas paredes. Novamente, procure evitar luminárias de chão, dando preferência para as que não fiquem no caminho.

 

4 – Móveis também podem ser melhorados

Procure evitar móveis que tenham quinas, e, se possível, tente prendê-los ao chão. Pode acontecer de o novo morador tentar se segurar em algum móvel e acabar se machucando. O mesmo vale para mesas de vidro, que podem acabar sendo um risco desnecessário.

 

5 – Mais adaptações necessárias

Na hora de decorar um imóvel que vai ser moradia para uma pessoa idosa, procure deixar os objetos de uso frequente em locais acessíveis e bem iluminados. Isso evita que o novo morador precise subir numa cadeira para pegar um pote de arroz por exemplo, e acabe se machucando.

 

6 – Cuidados especiais com banheiros

O banheiro costuma ser o principal local de acidente doméstico para idosos, por ser naturalmente úmido e escorregadio e quase nunca possuir uma estrutura adaptada. Procure instalar barras de apoio nas paredes para facilitar a mobilidade, e evite qualquer mobília de vidros para evitar os danos em caso de queda. Se o idoso tiver Alzheimer, é recomendado que não sejam utilizados muitos espelhos na decoração porque pode causar alterações comportamentais.

 

Pequenas adaptações podem melhorar a qualidade de vida de uma pessoa na terceira idade, evitar acidentes e fazer com que todos se sintam mais seguros. Se certifique das necessidades especiais do novo morador na hora de fazer melhorias no imóvel, e se possível pense também em adaptações uteis a longo prazo. Pode ser que no momento não exista determinado problema, mas no futuro pode existir e é interessante que a moradia esteja pronta para comportar estas mudanças.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.