Franquias imobiliárias: por que elas vieram para ficar?

Franquias imobiliárias: por que elas vieram para ficar?

Engana-se (muito) quem pensa que o mercado de franquias só engloba redes de alimentação e marcas de varejo. Atualmente, é possível encontrar empresas franqueadas de todos os setores. E as franquias imobiliárias começam, aos poucos, a ganhar muita força no Brasil.

Sucesso no mundo todo, as franquias imobiliárias chamam a atenção de investidores por conta do alto lucro. Uma única venda de um imóvel de alto padrão já é o suficiente para devolver parte do investimento inicial. Se negociar um apartamento de 800 mil reais, por exemplo, sua comissão fica na faixa de 48 mil reais – considerando uma taxa de 6% que é o praxe do mercado.

E isso é só o começo. Entenda, abaixo, por que as franquias imobiliárias vieram para ficar.

Cenário do mercado de franquias no Brasil

Na contramão da crise econômica, o mercado de franquias continuou apresentando crescimento ano após ano. Dados preliminares da Associação Brasil de Franchising (ABF) dão conta que o setor movimentou 163 bilhões de reais em 2017, um avanço de 8% em relação ao ano anterior.

Dentro do cenário mundial, o Brasil aparece como o quarto maior país do mundo em número de redes franqueadas e o sexto em número de unidades. Embora estejam atrás, em faturamento, dos segmentos de alimentação e moda, as franquias de serviço assumem papel de destaque no mercado de franchising.

As franquias imobiliárias se enquadram dentro do segmento Casa e Construção, que movimentou 6,494 bilhões de reais entre janeiro e setembro de 2017. Isso representa um avanço de quase 8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Vantagens das franquias em relação às empresas independentes

De acordo com pesquisa realizada pela MindMiners, em parceria com o PayPal, 66% dos brasileiros têm o sonho de abrir o próprio negócio. No entanto, muitos desistem muito antes de tirar o projeto do papel. Não é por menos. Segundo o IBGE, 60% das empresas fecham as portas após cinco anos.

Dentro desse contexto de incerteza, o modelo de franquias se apresenta como uma alternativa muito mais segura. Afinal de contas, a taxa de mortalidade é de apenas 5% no mesmo período.

Isso acontece porque o franqueado não começa sua jornada empreendedora do zero.  Pelo contrário. Além de receber todo o know how e suporte necessário, ele passa a trabalhar com um nome forte e reconhecido no mercado. Ao não ser apenas mais um no mercado, o empreendedor sai na frente da concorrência.

Franquias imobiliárias: sucesso mundial

Como deu para perceber, o setor de franchising encontra um cenário muito favorável no Brasil. E o melhor de tudo: ainda há muito espaço para crescimento, sobretudo quando falamos em franquias imobiliárias. Aqui, o mercado ainda é dominado por imobiliárias de pequeno e médio porte. São poucas marcas que adotam o modelo de franquias.

O cenário é completamente diferente nos Estados Unidos, onde as franquias imobiliárias respondem por 89% do setor. Lá, existem mais de 63,5 mil unidades franqueadas. Mas não é apenas nos Estados Unidos que as franquias imobiliárias fazem sucesso. Na verdade, elas começaram na Austrália há mais de 30 anos e conquistaram o mundo. Já é possível encontrá-las no México, Alemanha, Japão, Canadá, Reino Unido e por aí vai.

A tendência é que o processo de consolidação das franquias imobiliárias se repita também no Brasil. Aliás, a Associação Internacional de Franchising (AIF) acredita que, em pouco tempo, o Brasil será a terceira potência em franquia, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão.

Conheça a Franquia Leardi

Com mais de 100 anos de tradição no mercado imobiliário, a Leardi iniciou seu processo de expansão por meio do modelo de franquias em 2013. De lá para cá, a marca conta com mais de 40 unidades. A maioria está localizada no Estado de São Paulo, mas é possível encontrar unidades em Brasília (DF), Florianópolis (SC) e Goiânia (GO).

Se você já atua no mercado imobiliário, saiba que pode fazer a conversão da sua empresa para uma unidade Leardi. Assim, você começa a atuar dentro de uma grande rede com mais de 400 mil imóveis cadastrados. São mais chances de fechar negócios.

Quer saber mais sobre a franquia Leardi? Acesse nosso site e confira informações completas sobre o negócio!

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.