Locatário, o que você precisa saber antes de alugar um imóvel

Locatário, o que você precisa saber antes de alugar um imóvel

Se você está pensando em alugar um imóvel, é importante saber algumas coisas antes de assinar o contrato.

Veja a seguir os principais pontos de uma locação e as dicas da Paulo Roberto Leardi para você ter uma partir para a escolha do imóvel e ter uma negociação segura e tranquila!


Contrato e documentos

Para alugar um imóvel com segurança é preciso ler com muita atenção todos os pontos do contrato. Toda negociação deve ser documentada, assinada e validada em cartório.

Em frente a qualquer dúvida, converse com o seu advogado antes de assinar o contrato.

O contrato de locação deve conter: dados pessoais dos envolvidos, os valores devidos, o tempo de vigência, penalidades em caso de inadimplência e responsabilidades de ambas as partes.

Veja aqui detalhadamente os principais pontos de um contrato de locação.


Entre os documentos necessário, o locatário deve ter em mãos: RG, CPF, comprovante de renda e um comprovante de residência atual.


Regimento Interno do Condomínio

Para se morar em um condomínio é preciso entender que existem regras que precisam ser seguidas para manter a boa convivência.

Existem três documentos que regularizam as normas dos condomínios. O primeiro é o Código Civil, o qual possui a chamada “Lei de condomínio” composta por 27 artigos que abordam os direitos e deveres dos condôminos.

Esta legislação é válida em todo o território nacional e tem um grau de importância maior que as outras normas condominiais.

Os dois outros documentos são: a Convenção de condomínio e o Regimento Interno. Enquanto a Convenção foca na administração dos prédios, o Regimento apresenta normas para o dia a dia e o relacionamento entre moradores.

Conheça mais sobre as normas e regulamentos de um condomínio.



Vistoria de entrada e de entrega

A vistoria é um importante processo na locação de um imóvel. Uma inspeção deve ser feita antes e depois do fim do contrato para atestar a conservação do local.

O laudo da vistoria deve descrever aos mínimos detalhes possíveis o estado em que se encontra o imóvel e a mobília, caso tenha. Quanto mais informação, maior será o seu respaldo se algo acontecer a propriedade ou o proprietário queira cobrar valores abusivos.

O documento produzido durante uma inspeção deve ser incluído no contrato. Antes de assinar o contrato, atente-se a descrição e confira as informações.

Veja todos os detalhes que devem ser observados durante uma vistoria de imóveis.



Deveres e direitos do inquilino

É dever do locatário pagar o aluguel no prazo e da forma estipulada em contrato. No caso de apartamento ou condomínio, também fica a cargo do inquilino pagar as despesas específicas, como luz, água e a taxa condominial.

O mesmo não deve modificar o imóvel sem o consentimento prévio do proprietário. Ao devolver a propriedade ao fim do tempo de locação é dever do locatário entregar o imóvel no estado em que o recebeu.

Já os direitos do inquilino envolvem receber o imóvel em perfeitas condições e ter a preferência de compra do imóvel.

Se o inquilino perceber qualquer problema após a locação, deverá comunicar o proprietário e solicitar o conserto, por escrito.

Também é direito dele fazer a devolução do imóvel a qualquer momento, desde que avise previamente. Estes termos devem ser estipulados em contrato.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.