Blog da Leardi

Proprietário, o que você precisa saber antes de locar seus imóveis

  • 23/07/2020

Muitos investidores contam com o pagamento dos alugueis para ter uma boa renda extra e se você é proprietário de um imóvel desocupado, o mercado de locação é uma ótima oportunidade para você ganhar mais dinheiro!

Veja a seguir alguns fatores importantes antes de você começar a alugar a sua propriedade:


Calculando o preço

Faça uma pesquisa de valores cobrados na região em imóveis parecidos com o seu. Isso irá te dar uma boa base de valores para no mercado com um preço competitivo e atrativo.

Localização, área privada, condição da propriedade e também áreas comuns do condomínio, caso tenha, são fatores que vão influenciar o preço do aluguel.

Outra causa de variações nos valores é o próprio mercado imobiliário. Se o mesmo estiver frio ou quente, o preço para compra e locação podem flutuar.

Para não perder dinheiro, conte com um profissional do ramo para lhe ajudar a avaliar o imóvel e te ajudar a definir o valor a ser cobrado.


Divulgação do imóvel

Agora que você já decidiu quanto irá cobrar, é preciso divulgar que seu imóvel está disponível para locação.

Existem uma gama consideração de imobiliárias e portais imobiliários que podem te ajudar com isso. Atualmente, é possível anunciar imóveis até mesmo em grupo do Facebook.

Ter boas fotos e um texto bem estrutura é o começo para se ter um bom anuncio. Lembre-se de tirar fotos bem iluminadas e seja específico na descrição.

Contratar o serviço de uma imobiliária ou de um corretor autônomo é uma forma de garantir certa segurança durante todo o processo.


Contrato e documentos

Para alugar o seu imóvel com segurança é preciso elaborar um bom contrato. Toda negociação deve ser documentada, assinada e validada em cartório.

O contrato de locação deve conter: dados pessoais dos envolvidos, os valores devidos, o tempo de vigência, penalidades em caso de inadimplência e responsabilidades de ambas as partes.

Veja aqui detalhadamente os principais pontos de um contrato de locação.

[https://www.leardi.com.br/blogleardi/conheca-os-principais-pontos-de-um-contrato-de-locacao]

Entre os documentos necessário, o proprietário tem que ter em mãos o comprovante da propriedade ou domínio do imóvel, além de RG e CPF.

No caso de pessoa jurídica, é necessário ter também o contrato social da empresa e o número do Cadastro Geral de Contribuintes (CGC), além do comprovante da propriedade ou domínio do imóvel.


Garantia de locação

Existem três sistemas utilizados para garantir um contrato de locação: fiança, seguro fiança e caução.

Para a fiança, o inquilino precisa apresentar um fiador, ou seja, uma pessoa que se responsabiliza pelos encargos do aluguel.

Enquanto que no seguro fiança, o inquilino procura uma companhia seguradora para contratar o serviço de seguro.

Já no modelo de caução é utilizado bens ou dinheiro como garantia. No caso do dinheiro, um valor é depositado em forma de caderneta de poupança e no fim do contrato, se não houver dívidas, este valor é devolvido ao inquilino.

Vale ressaltar que este valor não pode ultrapassar o equivalente a três meses do aluguel.


Deveres e direitos do proprietário

Todos os deveres e direitos do proprietário deve constar no contrato de forma clara e detalhada.

Entre os principais pontos estão: entregar o imóvel em condições de uso, fornecer comprovantes de pagamento do aluguel, pagar despesas extraordinárias do condomínio (como reformas no prédio e fundo de reserva) e pagar o IPTU e taxas referentes a seguros complementares.

Conheça as dicas da Paulo Roberto Leardi de gestão de propriedade para investidores e também o que mudou nos contratos de locação comercial durante a pandemia.





Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail