Saiba o que faz um corretor de imóveis

Saiba o que faz um corretor de imóveis

Muito diferente do que muitos pensam a função do corretor de imóveis não é só divulgar e vender imóveis. Além de intermediar a relação entre o proprietário e o cliente (ou potencial) na transação envolvendo o imóvel, deixando claras todas as informações relacionadas ao negocio para, se for o caso, efetivar a a negociação.

A profissão de corretor de imóveis foi reconhecida entre os anos 1980 e 1990, quando foram criados os conselhos regionais ( CRECI ). Assim, regulamentou-se o setor. Porém, o perfil do profissional mudou muito nos últimos anos; deixou de existir o corretor da família, que deu lugar àquele consultor com formação, pois o mercado imobiliário mudou e está muito mais competitivo e exigente. E os corretores de imóveis precisaram se adaptar às novas demandas do mercado, que exige um profissional multidisciplinar.

A responsabilidade civil do corretor de imóveis

Cabe ao corretor de imóveis alertar e esclarecer o comitente sobre os riscos e a segurança do negócio para cujo encaminhamento buscou a intermediação, prevenindo-o, na medida do possível, quanto aos percalços econômicos e legais que poderá ter pela frente. Se assim não agir, terá agido com culpa e indenizará as perdas e danos experimentados pelo comitente desde que tenha provada relação com a falta dos esclarecimentos que deveria prestar

Código Civil Brasileiro - “Art. 723(...) parágrafo único: Sob pena de responder por perdas e danos, o corretor prestará ao cliente todos os esclarecimentos acerca da segurança ou do risco do negócio, das alterações de valores e de outros fatores que possam influir nos resultados da incumbência”.

Vantagens de ser um corretor de imóveis


Uma grande vantagem de ser um corretor de imóveis é que as oportunidades de trabalho são bastante variadas inclusive as oportunidades de trabalhar em parceria com grandes imobiliárias.

A Lei n° 6.530/78 que regulamenta a profissão do Corretor de Imóveis, no ano de 2015, teve uma alteração importante, através da Lei n° 13.097/2015, que trouxe ao ramo imobiliário a figura do Corretor de Imóveis Associado.

Outras funções que o corretor de imóveis pode desempenhar além da venda de imóveis

  • Locação de imóveis 
  • Administração de condomínios
  • Avaliação imobiliária
  • Captação imóveis

Entre muitas outras

Quer encontra uma parceria com uma imobiliária sólida?

A imobiliária Paulo Roberto Leardi com quase um século de tradição construiu marca forte e reconhecida em todo o Brasil. Aproveite que a Leardi está atrás de novos talentos e venha conversar método de sucesso e viver o “Orgulho de ser Leardi”. Cadastre-se em:

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.