Precauções que você precisa ter na hora de comprar seu imóvel

Precauções que você precisa ter na hora de comprar seu imóvel

Comprar um imóvel vai além de encontrar a quantidade perfeita de quartos, o melhor acabamento ou aquela vista incrível. Digamos que você encontre o apartamento que sempre sonhou, com um ótimo preço, bastante espaço e com acesso fácil ao seu trabalho, uma oportunidade única. Você compra o imóvel, faz sua mudança, e na primeira semana percebe que o bar na rua da frente toca música ao vivo todo final de semana, enquanto você precisa dormir. Ou então, não havia nenhum bar ali próximo, mas a região do seu imóvel está crescendo e em pouco tempo aquele silêncio tão agradável que você prezou durante a visita ao local já não é mais realidade. Este é apenas um dos problemas que você pode prevenir na hora de comprar seu imóvel. Vamos descrever abaixo uma lista de precauções que você precisa na hora de fechar negócio, acompanhe.


Compra de um imóvel usado

É comum que as pessoas aumentem o espaço da casa e não incluam isto na documentação. Isto pode sair caro para você. Se você for fazer um financiamento colocando o imóvel como garantia, por exemplo, a instituição financeira vai considerar somente a área que estiver protocolada em órgãos públicos. Para evitar desconfortos, peça a matricula atualizada no cartório em que o registro foi feito. Você também deve solicitar a certidão negativa de tributos, que serve pra comprovar que o pagamento do IPTU está em dia e que a área construída no terreno é a mesma que foi declarada no município.

Se a casa ficar localizada em algum condomínio, fale com o síndico e se inteire sobre a existência de débitos ou mensalidades atrasadas. Quando você adquire um imóvel, você assume a responsabilidade por todas as dividas, incluindo o IPTU.

Vale também pesquisar a situação do condomínio e do vendedor nos fóruns da cidade. Leve seu CPF e peça uma certidão de distribuição de ações cíveis ou criminais. Isto é interessante porque o proprietário pode ser parte de uma ação judicial e o imóvel estar implicado, ou um antigo funcionário pode estar movendo uma ação trabalhista contra o condomínio que vai ficar para os moradores pagarem.


Região e problemas no imóvel

Procure visitar o imóvel em dias e horários diferentes, para verificar pontos de tráfego intenso, como escolas e casas de show. Pesquise se há comércios ou atrações que podem gerar desconforto pelo barulho, como academias ou bares. Se for uma região que está se desenvolvendo, procure identificar se a vizinhança próxima não é propicia para construção destes lugares, e ponderar se isto pode vir a ser um problema.

Pesquise sobre crimes na região em que vai morar. Descubra se há policiamento, e, se possível, converse com os moradores da vizinhança para saber como é a segurança do local na prática.

É importante também fazer uma avaliação sobre o estado do imóvel. De preferência, contrate um profissional para avaliar a parte elétrica e hidráulica. Fique atento a desnivelamentos no solo ou rachaduras nas paredes. Certifique-se do estado dos pisos, portas e janelas, e tente descobrir se tem algum problema estrutural ou alguma infiltração.


Na entrega de um imóvel comprado em lançamento ou na planta

Avalie o imóvel de maneira preventiva. Leia o memorial descritivo do prédio e confira se os materiais usados, acabamento, equipamento de área comum e afins estão de acordo com o prometido no documento. Lembre-se, você possui um período de 90 dias úteis após a compra do imóvel para reclamar de vícios aparentes, e até 5 anos para reclamar de vícios ocultos.

Outro documento importante a ser solicitado é a convenção do condomínio. Como exigência da lei do loteamento, este documento precisa estar pronto antes mesmo das unidades serem vendidas. Nele constam assuntos importantes que podem ser antecipados, como regras para reforma e vagas de garagem.

Leia o contrato atentamente, e caso o imóvel a ser comprado já esteja pronto, verifique com a administradora se a taxa de condomínio está em dia. Caso a construtora não tenha pago o valor, mesmo que anteriormente o imóvel estivesse vazio, você assume o valor que está em aberto quando compra o imóvel.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.