Santana, o bairro pioneiro da Zona Norte

Santana, o bairro pioneiro da Zona Norte

Santana é um bairro localizado na zona norte paulista e é um dos mais antigos da região, além de ser considerado um dos mais importantes da mesma.

Morar por lá, significa ter todos os benefícios e tranquilidade de uma cidade pequena, porém com as comodidades de uma metrópole. 

O local conta com uma ótima infraestrutura de comércio e lazer, além de parques, escolas e hospitais, que tornam a região quase autossuficiente. 

Por esse motivo, gerações de famílias moram ali há décadas e não pensam em mudar-se!


História

O início do bairro tem muito a ver com seu nome atual, afinal, foi a partir da Fazenda de Sant’Ana, propriedade dos jesuítas e da Companhia de Jesus, que o mesmo foi criado.

Os registros da mesma são mais antigos do que imaginamos. O primeiro a ser encontrado, data o ano de 1560, porém, o local já havia sido mencionado antes em um dos escritos do padre José de Anchieta com o nome de Fazenda Tietê ou Guaré.

Foi em 1821, na sede de uma fazenda chamada Solar dos Andradas, que José Bonifácio de Andrada e Silva redigiu um documento endereçado ao Governo Imperial, documento este que contribuiu para que Dom Pedro I realizasse o Dia do Fico.

Esse episódio foi o prenúncio da Proclamação da Independência do Brasil, que aconteceria no mesmo ano, e o bairro de Santana foi a sede do evento!

A região deve grande parte do seu desenvolvimento às atividades agrícolas, como a produção de uvas, vinhos, batatas, milhos e etc.


Mobilidade

O bairro tem uma ótima mobilidade, tanto para quem já mora lá quanto para aqueles que querem visitar. 

A região dá fácil acesso à Marginal Tietê e a Rodovia Presidente Dutra, duas vias muito importantes para São Paulo, e conta também com três estações da Linha 1-Azul do metrô, sendo elas, Tietê, Carandiru e Santana.

Além disso, o Aeroporto Campo de Marte abriga a maior frota de helicópteros do Brasil e situa-se em Santana.


Lazer

Por mais que Santana ofereça grande tranquilidade, suas opções de lazer são diversas e agradam todas as idades!


Teatro Alfredo Mesquita

Localizado na Avenida Santos Dumont, 1770, o Teatro Alfredo Mesquita conta com várias opções de apresentações culturais.

Devido a pandemia, eles estão fechados, porém sua programação continua de forma remota, como o “Literatura na Mário”, evento online, que acontece através de transmissões ao vivo no YouTube, onde especialistas literários comentam sobre obras famosas.


Sambódromo do Anhembi

Projetado pelo ilustre arquiteto Oscar Niemeyer, é no Sambódromo do Anhembi que são realizados todos os desfiles das escolas de samba do carnaval de São Paulo. 

Fora da época de Carnaval também há exposições no local que valem a pena visitar, como a Bienal do Livro, shows, convenções e feiras.


Avenida Engenheiro Caetano Álvares

Na Avenida Engenheiro Caetano Álvares, estão localizados mais de 50 bares e restaurantes para todos os gostos e bolso!

Como o Caetano’s Bar, que possui um belo espaço ao ar livre e uma grande variedade de drinks, chopps e cervejas, e a Pizzaria Monte Vero, um restaurante de alto padrão com pizzas clássicas e especiais, vinhos e uma bela decoração mediterrânea. 


Mercado imobiliário

A infraestrutura completa estimulou a sofisticação dos empreendimentos no bairro que desperta atenção de moradores de outras regiões, além da ótima qualidade de vida, que são itens essenciais para valorização imobiliária em Santana.

O valor do seu metro quadrado é bem acima da média da região, custando cerca de R$6.820,00, mas isso se deve ao fato do bairro ser um dos mais procurados para morar por causa da sua proximidade com o centro e fácil acesso à Zona Sul.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.