Contrato um arquiteto ou um designer de interiores?

Contrato um arquiteto ou um designer de interiores?

Uma dúvida recorrente entre muitos proprietários é se o correto seria contratar um profissional de arquitetura ou um designer de interiores para projetar, reformar ou decorar a casa. 

As duas profissões caminham juntas, porém cada uma possui sua especialização. Por isso trouxemos um pouco mais sobre cada uma desses ofícios e suas diferenças, para que não haja mais dúvidas na hora da contratação! 


Arquitetura 

Arquitetos projetam e organizam espaços internos e externos de acordo com critérios como conforto, estética e funcionalidade.  

Eles pensam na construção e reformas de prédios, por exemplo, e não fazem só as plantas, mas também determinam os materiais que serão usados na obra. 

Alguns arquitetos buscam se especializar também na parte de decoração interna, porém, isso é visto como um diferencial, pois não é o foco da profissão. 


Design de interiores 

O designer de interiores trabalha com a ornamentação de ambientes, levando em conta a estética, funcionalidade e conforto. Ele define a distribuição dos móveis, suas cores e acabamentos. 

Sua especialidade não é a estrutura do local, mas sim a decoração. Quebra ou levantamento de paredes não estão inclusas naquilo que o profissional pode fazer. 

Vale lembrar que o trabalho do designer de interiores foca na elaboração de um ambiente interno que siga as normas de funcionalidade, acústica, iluminação, estética, entre outros.  

Os projetos são feitos especificamente para cada ambiente e podem incluir a criação personalizada de mobiliário, objetos de decoração e também paisagismo. 


Diferenças 

A maior diferença entre os dois profissionais, portanto, é que o arquiteto lida também como urbanismo e a construção civil. Já o designer de interiores é voltado para a decoração do ambiente, a estética e o conforto. 

Caso queira fazer mudanças na estrutura do imóvel, como separar ou interligar cômodos, é necessária a contratação de um arquiteto, porém, na hora da estética, é o designer que fala mais alto. 

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.